
O Sistema Operacional Windows XP completou em Outubro desde ano 10 anos de existência e, ao mesmo tempo, a Microsoft disse adeus para as atualizações. A versão XP do Windows foi a mais longínqua na história da Microsoft. Os diversos motivos fazem nos relembrar sobre a recente história dos sistemas operacionais, vamos lá?
Três motivos, mas não exatamente na ordem que segue:
1º Seu sucessor, Windows Vista, foi um desastre. Lento e cheio de incompatibilidades de hardware e software a versão Vista fez com que diversos usuários não migrassem seus sistemas.
2º Concorrência do Linux. Talvez esse seja o maior motivo pelo qual a versão XP ganhou sobrevida. Para baratear o valor dos notebooks, principalmente para os países emergentes, a maioria das empresas fabricantes incluiu na época o Linux como sistema operacional. Isso levou a Microsoft a reduzir o valor da licença do XP para US$ 15, visando retomar o mercado.
3º Inseguro, mas rápido. Mesmo com a baixa segurança que a versão XP oferece, a contar pelo controle exercido nos arquivos do sistema, ela se destaca pela rapidez e praticidade. Parte do problema é resolvido com a adoção de um bom antivírus.
Segundo a StatCounter, os dados de outubro mostram que o XP caiu para 38,6%, ante 40,2% do Windows 7.
A folha de SP de ontem, 02/11, traz uma série de imagens das telas das versões anteriores:
Para os muitos usuários do sistema um alerta: As atualizações não estarão mais disponíveis, assim o sistema já está vulnerável a invasões, tornando-o inviável.
Alternativas: Para quem usa o computador apenas para navegação e edição de textos a alternativa inteligente é o Linux Ubuntu, mas lembre-se de que a ajuda de um técnico é imprescindível.
http://www.ubuntu.com/ubuntu

