terça-feira, 23 de agosto de 2011

Google anuncia compra da Motorola Mobility, o que muda?

Pagando cerca de 20 bilhões de reais a Google anunciou em 15 de agosto que a divisão Mobility da Motorola será controlada pelo maior grupo de buscas do planeta. O CEO da Google Larry Page disse em nota oficial que a compra visa proteger o sistema Android de seus concorrentes Apple e Microsoft.

Observam-se neste cenário algumas estratégias em telefonia móvel em torno da aquisição:

1) A guerra de patentes: A Google, frente a seus concorrentes, possui um número muito pequeno de patentes em telefonia móvel. Isto esta levando o Android a sofrer diversos processos judiciais da Apple e da Microsoft. Com a aquisição da Motorola a Google incorpora cerca de 17 mil patentes de telefonia móvel.

2) A questão do hardware: A lucratividade da Apple é explicada, em maior parte, pela venda do sistema e equipamento, mas seu maior lucro reside no equipamento. Isto, de certa forma, pode no futuro ser um fator complicação, principalmente porque a Apple pode crescer num ritmo acelerado demais fazendo com que a concorrência perca o bonde.

3) O acordo Microsoft/Nokia: No começo deste ano a Nokia firmou parceria com a Microsoft para usar, a partir de 2012, o Windows Phone em seus equipamentos. A parceria coloca um fim no sistema Symbiam da Nokia e insere a Microsoft no cenário de telefonia móvel.

4) Novo Android: Com a aquisição da Motorola a Google poderá aperfeiçoar ainda mais o sistema Android, principalmente porque a Motorola possui um know how com telefonia de muitos anos. Fica evidente que a Google irá investir na personalização do Android para os equipamentos Motorola. Apesar de Larry Page afirmar que a plataforma Android continuará aberta não significa que a Google irá se dedicar mais para o Android aberto.

Para nós consumidores a notícia é boa, pois pode aumentar a concorrência entre um mercado até agora dividido entre Apple e Android. Isto porque as fragmentações do Android (Samsung, LG, HTC, etc.) de certa maneira causam indecisão no consumidor no momento de optar pelo sistema. A única preocupação é que a insatisfação já manifestada por alguns parceiros do Android (Samsung, HTC, LG, etc.) possa causar a migração destes para outras plataformas, dando margem ainda maior para a Apple.

Enquanto isso não se resolve a Apple continua ganhando muito dinheiro com o iPhone e o iPad, ambos com novo lançamento previsto para o final deste ano.


Deixei o vídeo da Folha abaixo para complementar meu post.


Um comentário:

  1. Vamos nós caminhando por este maravilhoso mundo capitalista, que nos surpreende trazendo sempre novas e interessantes tecnologias.
    Muito sucesso caro amigo e estimado Mestre Paulo !

    ResponderExcluir