segunda-feira, 5 de setembro de 2011

IFA 2011

A feira internacional de eletrônicos e eletrodomésticos, que está sendo realizada em Berlim, é uma mostra dos fabricantes para os consumidores dos produtos que possivelmente estarão no mercado até dezembro deste ano, ou pelo menos deveria ser uma mostra. Para o Galaxy Tab 7.7 da Samsung deveria ser, isto se não fosse por conta da ação judicial movida pelo Apple, julgada pelo tribunal alemão, que acabou impedindo a exposição do produto na feira. Para mim não houve surpresa neste caso, já que a Samsung e o Android (sistema da Google que equipa diversos equipamentos, entre eles celulares e tablets) vem sofrendo ações constantes de quebra de patentes da Apple e Microsoft. A Google, que mantém o sistema Android, está tentando melhorar este cenário com a compra da Motorola Mobility, conforme apresentei no primeiro post do blog.

Tablets e mais Tablets. Fora isso, a novidade da feira em termos de portáteis seguiu as tendências esperadas: Tablets e celulares. A Sony apresentou dois modelos de tablet's, um com duas telas e outro com tela oval. Lenovo e Toshiba também apresentaram seus modelos. Confira as fotos.

E a tela aumentou novamente. Para quem usa celular esta frase está começando assustar. A novidade ficou por conta da apresentação do novo sistema Windows Phone, que apareceu primeiro equipando um aparelho da HTC de 4,7 polegadas; e também pelo modelo de 5,3 polegadas da Samsung. Gosto não se discute, claro, mas dinheiro no bolso sim. Depois reclamam que a Apple domina. Confira algumas fotos.

TV's inteligentes. A tendência mostra mesmo que as TV's vão ser sensíveis ao toque (touch screen), suporte a 3D, com softwares de gravação e navegação de Internet e integração com celulares e tablet's. A Sony por exemplo permite que fotos tiradas de seu celular Xperia seja convertido em 3D para suas TV's; permite também navegação na Internet usando o Google Chrome. A Google TV, por exemplo, possui equipamento com teclado para navegação. Veja as fotos.

A IFA deste ano, que apresenta mais de 2500 produtos com algum tipo de inovação tecnológica, possui novidades em diversas áreas. O custo desses produtos, bem como a chamada crise da economia global, podem ou não afetar a comercialização.

Em tempo: Modelos de celulares com internet em 4G foram apresentados na feira, com velocidade 10x maior que a 3G brasileira.
A questão final é se teremos infraestrutura para tudo isso. Enquanto escrevi este post minha energia elétrica caiu 3 vezes. Salvo pela bateria!
A Netflix estreiou hoje no Brasil. Maior empresa em venda de movies (filmes, seriados, etc...) pela internet oferece o primeiro mês grátis para testes no Brasil. Nossa internet aguenta? Próximo post será provavelmente sobre infraestrutura ou sobre como anda o uso de internet no país. Link para a Netflix Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário