terça-feira, 18 de outubro de 2011

Compras coletivas: com ou sem desconto?

Como posso de maneira efetiva saber se estou levando alguma vantagem em comprar de forma coletiva? Essa é a questão central deste post. 
Algumas considerações:
1º. Compras coletivas sempre existiram, mesmo antes da Internet. O que mudou é o alcance que a rede digital oferta, ampliando e muito a aldeia.
2º. O número de ofertas de produtos e serviços ampliou, bem como a quantidade de sites. 
Isso pode ser um fator problema para produtores e consumidores, já que a rede é ampla.
3º. Existe certa dificuldade para comparar preço de serviços, já que os mesmos podem ser subjetivos. Exemplo: Avaliar o valor de serviços de massagem. 


Somente com as considerações anteriores é possível construir várias armadilhas para fisgar os consumidores não informados. 
Então, lobos na pele de cordeiros? Veja a pesquisa a seguir.


Pesquisa realizada pela Thumbtack revelou que os descontos praticados por alguns sites de compras coletivas são inflados, levando o consumidor a falsa sensação de ganho.
O exemplo aqui, extraído da Thumbtackmostra que o valor médio praticado pelos profissionais de faxina na cidade de Phoenix (EUA) é de US$23,50. O Groupon, site de compras coletivas, oferta o serviço por US$24,50, ou seja, 1 dolar mais caro, dizendo que o preço médio é de US$ 75.
A pesquisa mostra também que das cinco ofertas avaliadas do Groupon todas estavam com preços inflados.
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), também avaliou os serviços de compras coletivas, apontando para diversos problemas. Entre os maiores deles estão a falta de responsabilidade das empresas ao não assumir os possíveis problemas de produtos e serviços decorrentes da venda, não ofertar informações suficientes para os consumidores e inflar os preços dos produtos, dando a sensação de desconto maior.


Uma íntegra do resultado pode ser conferido no Infomoney do UOL.

Alguns cuidados são importantes antes de efetuar compras, leia na íntegra a publicação do IDEC .








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