quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O domínio das mensagens nos celulares

Mensagens de texto
Em tempos de Facebook, Twitter, etc, é totalmente cabível imaginar que as mensagens de texto dos celulares irão acabar certo? Errado! Um infográfico desenvolvido pela MBAOnline, e divulgado ontem, baseado em três grandes pesquisas (uma delas publicada na The Economist) mostra que as mensagens de texto alcançaram números impressionantes. 
Pelos números, em média, três a cada cinco humanos utilizam mensagens de texto, num total de 4,2 bilhões de usuários. É a população toda do mundo no ano 1975, ou 5x mais o números de usuários do Facebook, e 4x a do Google. Assustado? São 6,1 trilhões de mensagens enviadas no ano de 2010. Ou ainda 193 mil mensagens por segundo.


Celulares: mudanças significativas 
Duas a cada três pessoas possuem celular nos países em desenvolvimento. Contudo, o número mais interessante está no fato que 48 milhões de pessoas que têm celular não possuem sequer energia elétrica em suas residências. 
Muitos carregam seus telefones usando o recarregador nos carros. 
Democratização: 1,7  bilhões de pessoas que possuem celular não têm uma conta no banco.
Com esses números, diversos novos serviços podem ser modificados, e/ou transformados. 


Alguns casos
Na Nigéria e em Gana, a HP desenvolveu um sistema que permite ao consumidor checar a validade de um produto, já que é comum a falsificação de medicamentos nestes países.  Para tal, o cidadão envia por SMS um código impresso na embalagem do remédio para uma central e espera pela confirmação ou não da autenticidade.
O Afeganistão sofria com o desvio de salários de policiais. Existia uma corrupção que desviava uma parte dos salários. A implementação do sistema de mensagem de texto para informar os salários dos policiais sobre seus contracheques resolveu o problema.


Bons exemplos
Neste cenário, fica fácil imaginar como as empresas, governo e pessoas podem de maneira efetiva usar a ferramenta como mecanismo de comunicação. Uma simples mensagem de texto,  segmentada para usuários de produtos e serviços, pode ser muito mais útil que informação publicada nas mídias tradicionais. Eventos,  promoções e convites, dentre inúmeras possibilidades, podem ser comunicados por um SMS.

Confira o infográfico
Planet Text
Created by: MBA Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário